CPrep-01

  Comecei o CPrep.01, em 1992, lá no então Batalhão de Polícia de Choque, após ter concluído o Curso de Técnica de Ensino. A idéia inicial era a de dividir com os demais colegas aquilo que havia aprendido na saudosa Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos.

  Pedi autorização ao Cmt do BPChq para organizaram curso preparatório àqueles colegas que tinham grande interesse em realizar o concurso de Cabo e Sargentos (devemos lembrar que, à época, o CFC era interno e o CFS era aberto aos civis também), pois eu mesmo, quando me preparei para o CFS (90) encontrei grandes dificuldades em estudar as disciplinas visto que não havia curso preparatório direcionado aos concursos brigadianos. Solicitei ao Ch P/3, Cap VALÉRIO, para usar a sala de aula do BPChq. Ali reunimos cerca de vinte colegas interessados e começamos o curso, uma aula por semana, tendo por base o edital dos recentes concursos brigadianos à época...
  Fiz contato com alguns colegas e estes também se dispuseram a ministrar as aulas de maneira voluntária (sem ônus para os colegas), entre os quais me lembro dos então Sgt ANDRÉ BUSS, Sgt GIANAKKOS, Sgt ZAVISTANOVIS, Sgt BORGES, Ten GERSON GOMES, Ten MALABARBA, Cap SANTINHO, e assim, iniciamos o curso, o qual se encerrou próximo às provas do CFS e CFC quando a nossa alegria e motivação fora multiplicada ao ver os nomes de alguns colegas de o Preparatório lograrem êxito no intento...
  Bem, foi assim que tudo começou e por aí afora, não paramos mais. A pergunta que sempre nos fazem é: - Vale a pena??? Eu sempre digo que sim, muito embora, na grande maioria das vezes, as turmas começam grandes e terminam pequenas, pois muitos desistem pelo caminho, por diversos motivos, falta de perseverança, opção pelo 'bico' (retorno (financeiro imediato - ‘ilusão temporária’), problemas familiares, falta de disciplina consciente, perseverança, cansaço do trabalho, ou ainda, pelo fato de o preparatório ser grátis, "não perdendo dinheiro" se desistirem de assistir às aulas.Também é verdade que raramente aqueles que obtiveram êxito nos concursos lembraram-se de convidar os instrutores para as formaturas ou até mesmo um "muito obrigado"!, mas isso deve ser fruto latente da nossa labuta diária, cuja cultura ainda não incorporou esse sentimento afetivo, todavia, nem por isso desanimamos nosso anelo cristão, pois, ao fim e ao cabo, o 'acerto final de contas' não será entre pessoas, e sim entre cada um de nós e nosso Comandante Supremo, o Deus Altíssimo!
  O programa que uso, como já disse, é baseado nos últimos concursos, tendo, como base, provões, simulados e questionários. Com base nisso, tenho garimpado, ao longo dessas duas décadas, provas, apostilas e bibliografias os quais utilizo durante o curso. Devo dizer, sem falsa modéstia, que tenho fontes de consultas que "muita gente boa" desconhece ou não tem para acesso rápido e certeiro de pesquisas e consultas, falo aqui em sentido lato...
  Por fim, ao longo do tempo, vários superiores, colegas e amigos (inclusive de outras áreas e corporações) colocam-se à disposição para ministrarem aulas ante a vasta e dinâmica experiência conceitual e práxis que acumularam, o que tem feito que o nosso CPrep.01 seja cada vez mais sido disputado e propulsor de novos Graduados e Oficiais da valorosa Briosa!
Claudio Bayerle - setembro de 2000 




 Senhoras e senhores, colegas e amigos, estamos convidando profissionais sensíveis, humanitários e motivadores conhecimento e da técnica do bom combate, para que possamos, mais um ano, proporcionar a
colegas policiais uma preparação salutar e otimizada aos concursos brigadianos que estão por vir...
   Bem sei o quanto vossas senhorias são comprometidos e, por isso mesmo, ocupados, portanto, agradeceria se pudessem indicar alguém das vossas relações e que tenham um coração bondoso e cheio de esperança em auxiliar o próximo de maneira voluntariosa e solidária.
   As disciplinas trabalhadas no Curso Preparatório às carreiras Brigadiana são:
- Direito (Institucional, Penal, Adm, Penal Militar, Processual, Constitucional, Civil, Ambiental ...)
- História da BM
- Legislação Financeira
- Direitos Humanos
- Língua Portuguesa
- Armamento e Tiro
- Sociologia da Violência
- Bombeiros (Noções)
- Regulamentos BM
- Adm policial
- Legislação Trânsito
- Saúde Policial
- Inteligência Policial
- Telecomunicações
- Mediação de conflitos
- Operações Especiais
- Comunicação e Relações Humanas
  O curso é realizado no EJA/CTBM, (em frente à APM) e sempre às quartas, com início às 20h, mas podendo ser outro dia, desde que ajustado previamente entre professor e alunos.
  Temos cerca de 150 alunos, cerca de 45 presenciais e os demais 'virtuais'.

   Claudio BAYERLE - fevereiro de 2010

6 comentários:

  1. Ao amigo, sim amigo creio que posso chama-lo assim, pois poucos superiores no meus 20 anos de BM chamei assim. Venho agradecer-lhe por todo material me disponibilizado, creio que aprendi muita coisa, atualizei-me e sou hoje um policial e pessoa melhor. Acho que no minimo serei um rival a altura em busca de uma vaga. Obrigado.
    Sd Sandro 6°BPM

    ResponderExcluir
  2. Deus me tem abençoado com muitos amigos,e dentre eles uma que me indicou o curso preparatário 2010- Sd Gerusa.
    Éramos uma grande turma no começo, terminamos pequena, hoje faltam em torno de 06 dias para o resultado final, sei que teremos integrantes do preparatório CTSP 2010 incluidos, e queira Deus meu nome esteja escrito no livro. Entretanto, independente disso, não tenho palavras para mensurar o tempo despendido conosco, assim como materiais e instrutores voluntários, sejam eles praças e ou oficiais, mas que de bom grado, deixaram horas de descanço familiar para nos preparar para o combate de nossa vida funcional, o primeiro mar vermelho.

    Um guerreiro pode receber o melhor treinamento, entretanto, a maior luta é dentro de sua mente. Se ele se dedica e foca a missão recebe os louros.

    Muito obrigado Tenente pelo cursinho, espero ser seu aluno novamente, mas no caso para o CBA.

    Sd Siteneski DA/SAP 27/08/2010

    ResponderExcluir
  3. Parabenizo sua pessoa pela criação e manutenção de um curso preparatório. Bem sabemos que os concursos estão cada vez mais exigentes, e as questões mais elaboradas. Atualmente, tentar passar num concurso "na sorte", ou como se costuma dizer "De repente dá um azar e eu passo", significa não fazer a diferença na competição. Por outro lado, todos sabemos das dificuldades, das "batalhas diárias" que cada um precisa enfrentar para estudar. Então surge alguém, que também precisa enfrentar suas "batalhas diárias", mas que mesmo assim, encontra espaço para efetuar um serviço voluntário para ajudar seus colegas de farda. Tarefa trabalhosa, desgastante, de grande responsabilidade,mas que, deixa transparecer toda uma satisfação em sua realização. O que me deixou admirado, é a participação de outras pessoas para colaborar na obra. E não importou posto ou graduação, desde que tivesse algum conhecimento para compartilhar com seus semelhantes...sem receber qualquer coisa em troca...e com prejuízo do lazer, com despesas...sem receber prêmio ou homenagem...E todos demonstram enorme satisfação nisso que fizeram...e falam no amor ao semelhante. Que homens são esses?
    Hoje, já convocado para frequentar o CBAPM/2010, preciso tornar público meu agradecimento ao Ten Bayerle e aos que se juntaram para ministrar as aulas, por essa oportunidade de assistir essas aulas.
    Espero que surjam outros voluntários, e que o curso preparatório tenha continuidade, inclusive em outras regiões.
    1ºSgt Sidnei Becker

    ResponderExcluir
  4. Na vida existem pessoas que passam por nós e nada nos deixam e outras que além de levar um pouco de nós deixam legados para o resto de nossa passada neste mundo. Dito isto quero aqui agradecer a estas duas pessoas maravilhosas que conheci e que reservaram um tempo para Nós nesta luta por umas "gaivotas".
    Ten Bayerle:
    Que Deus em sua imensitude lhe cerque de todo as benção junto aos Seus, coroando-o de êxito e sucesso em tudo a que se propuser.
    Sgt Varlei:
    Que em sua vida saber seja sempre um degrau a ser conquistado, e que na sua vida pessoal a felicidade seja a trilha de todos os dias, que sua vida profissional seja repleta de êxito e vitórias. Jamais em toda a minha vida terei como agradecer a estas duas figuras maravilhosas, na minha humilde falta de palavras, apenas peço que Deus os tenha na sua caixinha de pessoas preciosas, pois Eu as guardarei em meu baú de raridades.
    Sd Elis / CMB

    ResponderExcluir
  5. Sou a Sd Bauken, lotada no 7RPMon (Santo Ângelo) e sempre recebi o material o disponibilizado via email do CPrep. e com certeza obtive a aprovação e convocação neste CTSP através das informações que recebi pelos Senhores, assim, quero oportunamente agradecer e muito pela atenção dispensada. Muito, muito Obrigada.

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de agradecer ao Senhor Ten Bayerle, pela boa vontade, dedicação e empenho dispensado a mim e aos demais colegas da BM, disponibilizando conteudo para estudo ao CBA 2010, o qual foi de suma importância para que eu conseguisse alcançar o objetivo que era de ser aprovado entre as vagas disponibiliazadas ao curso. Neste mundo em que vivemos, onde grande parte das pessoas pensam em si próprio, encontramos pessoas como o Sr, que estão sempre prontas para auxiliar a todos de maneira incansável e exemplar. Saibas que sempre terás um amigo aqui pela região norte do RS, também estou a disposição para auxiliá-lo no que estiver ao meu alcançe. MUITO OBRIGADO.

    Grande abraço.


    Al Ten ZANONI
    Getúlio Vargas - RS

    ResponderExcluir