sábado, 22 de maio de 2010

Oh, EsFAS que no tempo se eleva!

  Em meus quase 25 anos de Brigada, já vi muita coisa, uma delas é a de que todo brigadiano tem um pouco de inventor e, volta e meia, “castiga” a brigada véia com suas invencionices... Tem até um velho brocardo que os veteranos endossam: - Tudo o que tu pensar, já aconteceu na Brigada, e, se não aconteceu, mais dia, menos dia, acontecerá, por supuesto!

  Sou da 'Turma 20 anos' da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos e, lembro como se fosse hoje, à entrada da EsFAS, os dizeres impávidos, absolutos aos novos alunos-sargentos que anualmente se apresentavam: - “Os fracos que se ponham ao longo da estrada, pois a vanguarda nos pertence”!
  Quem, em sã consciência, passou pela EsFAS e não haverá de lembrar-se das tantas vezes que secou o campo da Guarnição Militar de Santa Maria com velhos e sebosos colchões de espuma, das intermináveis subidas ao Chechela nas madrugadas friorentas ou chuvosas com o inseparável F.O. a tiracolo? Ah, e os demorados flertes com a ‘Mudinha’ junto às guaritas de serviço, “pezinhos” no Lanterna Verde, “zóinhos” na Acampamento e continências ao saudoso ‘major' Batista!?

  Confesso que fiquei melancólico, certa feita, ao voltar a minha querência amada e encontrar a velha EsFAS totalmente descaracterizada. Outro nome, outras demandas funcionais, quadros de formaturas esmaecidos, esquecidos pelo tempo. Nostalgia de um tempo de outrora: alvoradas, formaturas, cânticos, marchas, faxinas, aulas, estudos, revistas, pernoites, serviços, momentos de encontros que à época sequer imaginávamos que ficaram gravados, indelevelmente, em nossas mentes e corações...

  O tempo passou, Comandos se alternaram, mas a aguerrida EsFAS continuou impassível, inabalável, como que dissimulada no terreno, escondida. Em seu âmago, jamais se esquecera de quem fora outrora, das tantas histórias que acompanhou, dos Cabos e Soldados que dela saíram Sargentos, assim, com S maiúsculo, graduados pelo conhecimento teórico e pela experiência funcional adquirida de seus garbosos instrutores brigadianos e funcionários civis. Sim, ao findar de cada ano, EsFAS acolhia, efusivamente, centenas de parentes, familiares e amigos que lá regozijavam-se com os colegas que recebiam, de madrinhas e padrinhos, a tão almejada “lagartixa” cumprindo um rito de passagem, ciclo que Tiradentes e Massot ousaram sonhar um dia!

  Tal qual um veterano fiel às origens, a EsFAS esperou, viu fracos ao longo da estrada, é verdade, mas permaneceu forte, inabalável, honrando sua história, seus ex-alunos e docentes. Hoje está de volta, garbosa, radiante, mantendo-se fiel ao seu ao hino, tantas vezes entoado sob acordes de sua banda Oh, EsFAS que no tempo se eleva!”
 
Al Sgt Bayerle
 CFS-1990

7 comentários:

  1. Olhando estes relatos, sinto saudades de meu tempo de policial, foram honrosos oito anos na PMSC, estaremos orando sim amado irmão por toda classe policial em todo o nosso país que tanto sofre com salários baixos e condições precárias e injustas para cumprimento de sua missão. Que o Senhor o abençoe e o guarde continuamente, medite em Nm 6.24-26. Também agradeço pela visita em meu blog.

    Em Cristo,

    Cicero Ramos

    ResponderExcluir
  2. Ok Claudio! Sou o Ten Cel Worney Cmt da EsFAS. Foi através de proposta minha ao Cmdo da BM que conseguimos retornar o nome de EsFAS. Agora estamos esperando a nova turma de sargentos que iniciará em 24 de setembro.Se me permitires gostaria de usar o teu depoimento na recepção aos "novos" alunos. Também deixo um convite para que visite a EsFAS. Será um prazer recebê-lo.

    ResponderExcluir
  3. Olá Sr. Claudio Bayerle, senti a energia e paixão que o senhor tem por essa caserna, a EsFAS que no tempo se eleva!
    Admiro sua devoção e posso dizer que após ter passado ao longo de 13 anos como militar entre Exercito e Brigada, em instituições de tradição como 13 Cia DAM(Itaara) 29BIB (Santa Maria) EsBo (POA), sinto o peso de estar cursando no CTSP 2010/2011 na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargento, pois fui muito bem classificado no meu concurso de seleção por merecimento, podendo assim escolher por Osório ou Montenegro, pois atualmente moro e trabalho em Sapiranga, imagine 55km de casa, mas meu espírito de combatente, de infante com apoio de minha esposa e filha me impulsionaram para EsFAS, aonde alguns de minha família ali deixaram sangue e suor, na cidade aonde nasci.
    O comentário era de que na EsFAS a coisa ia complicar e a exigência seria grande, pois ali a “caxiagem”era muita e muitos até desistiam, ... Ao ouvir tal depoimento meus olhos brilharam e pensei, - é para lá que quero ir.
    Hoje estou muito feliz, apesar da correria da rotina de Al SGT, que faz parte, ....... pois irei me orgulhar de dizer a meus colegas que minha formação de Sargento da mãe Brigada, passou pela EsFAS.

    Al SGT ALEX – EsFAS turma do 40 aniversário

    ResponderExcluir
  4. Ten Bayerle
    Cumprimento o amigo pela lembrança que tens pela ESfAS, local que também frequentei em 1988, frequentei e me formei sargento naquele ano. Realmente a formação era diferenciada. A escola primava pela qualificação dos alunos e quem não apresentava o perfil desejado dava lugar para outros colegas, tanto que recordo-me de vários colegas que não lograram êxito e foram desligados do curso. O curso realmente preparava o aluno-sargento para o exercício da função administrativa e operacional, literalmente o graduado saia completo para a função de assessoramento ao oficial. Oxalá que com esse resgate da ESFAS, seus novos alunos saibam que estão numa escola que já formou excelentes graduados para a nossa Brigada Militar.
    Um forte abraço.
    "Renúncia como princípio, Luta como meio, vitória como fim!".
    Lembra desse lema?
    Ben-Hur G. Vieira
    Cap - 27º BPM

    ResponderExcluir
  5. Servi 27 anos na EsFas, fui mestre da Banda de Música por 10 anos, quando sai, há dois anos atrás deixei uma banda com 27 componentes, inclusive 3 tenentes CVI, músicos. Essa Banda chegou a contar com 56 componentes. Há algumas semanas atrás vi essa Banda fazendo uma apresentação na Praça Saldanha Marinho, com 12 doze componentes. É DE DOER, menor que uma Fanfarra. "Oh! EsFAs, no tempo se eleva!!!!

    ResponderExcluir
  6. Servi na EsFAs por 27 anos, fui mestre da Banda de Música por dez. Quando sai, há dois anos atrás deixei a Banda com 27 componentes, inclusive 3 tenentes CVMI, músicos. Essa Banda chegou a ter 56 integrantes. Há algumas semanas atrás vi a Banda da EsFas na Praça Saldanha Marinho (principal de Santa Maria), fazendo uma apresentação, com doze (12) componentes, menor que uma Fanfarra. É DE DOER!
    Oh! EsFas, no tempo se eleva!

    ResponderExcluir
  7. camarada Bayerle
    So tu mesmo, tem que ser um escritor, saudosista, entusiasmado pela Nossa EsFAS de outrora. Falando assim com essas palavras fiz uma viagem no tempo a nossa velha escola, onde verdadeiramente se formava um sargento de fato. Lembro dos Oficiais Cap Monteiro, Ten Leandro, que ensinavam os alunos sargentos ate como se portar a mesa, e as intermináveis palestras nas sextas feiras antes da coletiva. Na EsFAS onde um sargento não era mais um graduado. Perfeito camarada. Nota dez!!!! Jocelino -CFS 90- Turma Saude.

    ResponderExcluir